Canoas Vet Center

Agende o Banho e Tosa de seu Pet Telefones - Canoas/RS
(51) 3466.9568
(51) 3472.2567
(51) 986038873 Whatsapp
(51) 9 8681.9700 Whatsapp

 
 

Notícia

 

Alzheimer canino: Sindrome da Disfunção Cognitiva

02/06/2019

O termo "Sindrome da Disfunção Cognitiva"é usado para descrever a desordem neurodegenerativa progressiva de cães e gatos idosos, caracterizada por um declinio gradual das funções cognitiovas, similar a Doença de Alzheimer, causa mais comum de demência nos seres humanos.
Na desorientação espacial, os animais apresentam dificuldade para percorrer rotas conhecidas, distinguir as saídas da casa ou prever a hora da alimentação.
Ainda, podem apresentar alterações na interação social, como agressividade ou medo,quando são abordados pelos donos ou outros animais do meio. Outros podem manifestar aumento da ansiedade de separação e da necessidade de interação com o tutor.
Muitos cães demonstram distúrbio do ciclo sono/vigília ou desorientação temporal, mantendo-se acordado durante a noite e manifestando vocalização
Na SDC, há perda de comportamentos aprendidos, como urinar e defecar pela casa, roubar comida na frente dos donos ou de seus pratos. Arranhar o chão repetidamente, vocalizar para objetos inanimados, diminui~ção ou ausencia de resposta a comandos aprendidos e perda auditiva e da acuidade visual também podem estar relacionados.

Todas as notícias